7 erros que fazem a sua casa parecer mais bagunçada!

Gisela Wittmann Personal Organizer

Você está tentando manter sua casa organizada, mas nunca dá certo? Isso é porque existem alguns erros de organização que podem fazer com que sua casa pareça bagunçada. Mas fique tranquila: são errinhos que todos nós cometemos sem perceber! 

Por isso, separei 7 hábitos que podem estar colaborando para deixar seus ambientes confusos e bagunçados. E aí, será que você comete algum deles?

  1. CONFUNDIR ORGANIZAR COM ARRUMAR:


    Esse é o principal erro sempre!
    O primeiro passo é entender a diferença entre organizar e arrumar, que eu já te expliquei aqui. 

    Quando arrumamos, estamos ajeitando as coisas e deixando o ambiente mais bonito e agradável aos olhos.⁣ Mas organizar de forma assertiva é encontrar soluções efetivas que tragam praticidade. Então, tente sempre ORGANIZAR os ambientes!  

  2. NÃO PENSAR NA FUNCIONALIDADE:

    Do que adianta estar visualmente bonito, se na prática é mais complicado? A ideia da organização é exatamente o contrário: ela nos traz praticidade! 

    Pense na funcionalidade e organize sua casa de um jeito que os itens mais usados estejam sempre acessíveis perto dos locais onde são usados. Exemplos: copos perto do filtro de água, panelas próximas ao fogão e tudo que agilize a realização de suas tarefas. 

    Busque a simplicidade máxima na organização, de tal modo que basta um simples passar de olhos para conseguir ver o que você precisa.

  3. NÃO DESCARTAR ITENS FORA DE USO:

    O grande truque para manter tudo sempre organizado é ter menos itens. Quanto mais itens temos, mais espaço precisamos para guardá-los, além de termos mais coisas para limpar e conservar. Então, pense bastante sobre o que manter e o que descartar. 

    Analise cada objeto e desapegue daqueles que não são usados com frequência, que já não cumprem mais a função, que estão quebrados ou até aqueles que às vezes temos e nem sabemos para que servem. É a hora de valorizar o que você tem  e o que faz sentido para seu momento atual!

  4. NÃO GUARDAR AS COISAS DE VOLTA EM SEU DEVIDO LUGAR:

    A origem da bagunça está na incapacidade de recolocar as coisas nos seus devidos lugares. 

    Por isso, se deseja manter a organização, lembre-se sempre de devolver as coisas! Escolha um lugar específico para cada coisa e coloque-a em seu devido lugar assim que terminar de usá-la. Em geral, leva menos que 1 minuto e você não terá coisas espalhadas ao final do dia!

  5. FIOS VISÍVEIS:

    A poluição visual está totalmente relacionada com a sensação de desorganização do ambiente. E é um fato: fios visíveis na parede ou no chão causam essa impressão. Então, tente organizar da maneira que eles fiquem escondidos atrás dos móveis, com ganchos e braçadeiras, o que automaticamente torna o espaço mais organizado e agradável. 

  6. DEIXAR PARA AMANHÃ:

    Manter sua casa organizada vai ficar muito mais fácil, quando você se planejar para fazer cada dia um pouquinho. É a manutenção que faz a organização!

    Gastar cinco minutos arrumando sua gaveta, poupa 10 ou 20 minutos no futuro. Então, não deixe para amanhã as tarefas que você precisa fazer hoje. Lá na frente, essa pequena atitude diária vai fazer toda a diferença! 

  7. ACOSTUMAR COM A BAGUNÇA:

    A bagunça já se tornou tão parte do ambiente e da decoração da casa, que às vezes não conseguimos nem perceber. Já notou isso? Não deixe isso acontecer! 

    A dica é para que de tempos em tempos, determinado de acordo com suas necessidades, você faça uma ronda pela casa, percebendo tudo que está fora do lugar e até mesmo os reparos que precisam ser feitos. E depois, crie uma lista de tarefas para poder voltar tudo para o seu lugar! 

    Faça esse exercício e fique surpresa com o quanto nos acostumamos com as coisas fora dos lugares por conta da correria do dia-a-dia!

E aí, qual o seu resultado final? Comete todos ou nenhum? Preste atenção a esses maus hábitos que adquirimos e tente evitá-los. Te garanto que sua casa vai ficar bem mais leve e organizada! 

Se precisar de ajuda para definir um lugar para cada coisa, por exemplo, pode contar comigo. Será um prazer colaborar para tornar o seu dia a dia melhor! 

~ Receba minha newsletter: basta cadastrar seu e-mail no questionário abaixo. 

~ Me acompanhe nas redes sociais para dicas de organização. 

Instagram: @gisela.personalorganizer
Youtube: www.youtube.com/giselawittmannpersonalorganizer
Facebook: https://www.facebook.com/giselawlpo/

Categorias
Gisela Wittmann

Gisela Wittmann

Olá, meu nome é Gisela Wittmann, digo que sou meio paulista e meio mineira, pois nasci no estado de São Paulo, mas já moro em Belo Horizonte há 30 anos.
Sou casada e mãe de um casal.
Arquiteta e desde 2016 personal organizer, vivencio e acredito que os benefícios da organização melhoram relações pessoais, profissionais, de espaço e tempo e por isso o lema da minha empresa é “Organizar transforma e você merece!”

Deixe um comentário