Você arruma ou organiza o seu espaço?

Você sabe a diferença entre organizar e arrumar

UAI!!, como se diz aqui em Minas Gerais, e não é a mesma coisa? Na, na, ni, na, não

E é aí que mora o perigo, que faz com que a grande maioria das pessoas não entenda o porque arruma, arruma e todas as vezes que precisa achar alguma coisa é um estresse danado. 

Isso acontece pois, apesar de organizar e arrumar serem sinônimos, na prática são duas ações distintas. E entender essa distinção é o que diferencia o trabalho do Personal Organizer para o que a grande maioria das pessoas faz. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre esses termos por aqui. 

Arrumar quer dizer pôr em ordem. Quando arrumamos, estamos ajeitando as coisas e deixando o ambiente mais bonito e agradável aos olhos.

Organizar é encontrar soluções efetivas que tragam praticidade. A organização é funcional e lógica. Definimos um local para cada coisa, para que encontrar um item seja rápido e imediato.⁣

Quando um ambiente está organizado, conseguimos encontrar uma peça ou objeto sem muito esforço. Se você leva muito tempo para encontrar algo, isto quer dizer que ou está ARRUMADO ou BAGUNÇADO!⁣ A organização traz agilidade, produtividade e economia de tempo!⁣

Veja só este exemplo da imagem: imagine que você tem um monte de botões de roupa espalhados em um determinado lugar, ou às vezes até mais de um lugar, e quer dar um jeito nessa bagunça. Você arranja um recipiente, coloca todos os botões ali dentro e pronto. Estão arrumados e acabou a bagunça! Afinal, eles não estão mais esparramados por aí, não é mesmo? 

No entanto, a tarefa de encontrar um botão específico se torna mais um desafio. Ao contrário do que acontece quando se organiza os botões, que podem ser categorizados por cores e tamanhos, e guardados em um local próprio, que permita a visualização de todos juntos, sendo mais fácil e prático de encontrar o que deseja. Percebeu a diferença? 

Agora que você já entendeu cada um dos termos, me conta: sua casa está arrumada ou organizada? 


ENTÃO, COMO ORGANIZAR?

Eu sempre digo que não existe fórmula perfeita para a organização, mas sim aquilo que é mais adequado para cada pessoa. Para isso, é preciso entender como funciona o ambiente e os hábitos de quem o frequenta. 

Para quem deseja começar a organizar seu espaço, saiba que é preciso seguir três passos básicos iniciais: 

  1. SELECIONAR: Esse é o momento de aproveitar e fazer uma limpa! Separe o que deve ser organizado e retire as coisas velhas que possam ser descartadas ou doadas;
  2. CATEGORIZAR: É o momento de separar e classificar os objetos em grupos e categorias, seja por afinidade, utilização ou semelhanças. 
  3. ORGANIZAR: Agora, é a hora de definir e colocar cada coisa em seu devido lugar! 

Realmente, organizar demanda mais tempo e paciência, mas pense que é um processo eficiente e permanente. Já no caso de arrumar, a impressão é de uma solução rápida, mas na utilização do dia a dia, ela é desgastante e toma muito mais tempo. E é essa redução de estresse e esforço, e a otimização nas tarefas rotineiras das pessoas, que faz toda a diferença na produtividade, qualidade de vida e bem estar.

Lembre-se que com tudo em ordem, o nosso lar fica muito mais leve e aconchegante! E aí, vamos tentar? Te garanto que sua casa nunca mais será a mesma! 

Afinal, organizar transforma e você merece! 

Se tiver alguma dúvida, ou quiser uma ajuda para organizar a casa de verdade, entre em contato comigo. E fique ligada, e acompanhe mais dicas de organização através das minhas redes sociais: 

Instagram@gisela.personalorganizer
Youtube: www.youtube.com/giselawittmannpersonalorganizer  
Facebook: https://www.facebook.com/giselawlpo/

Gisela Wittmann

Gisela Wittmann

Olá, meu nome é Gisela Wittmann, digo que sou meio paulista e meio mineira, pois nasci no estado de São Paulo, mas já moro em Belo Horizonte há 30 anos.
Sou casada e mãe de um casal.
Arquiteta e desde 2016 personal organizer, vivencio e acredito que os benefícios da organização melhoram relações pessoais, profissionais, de espaço e tempo e por isso o lema da minha empresa é “Organizar transforma e você merece!”

Deixe um comentário