7 Hábitos para se tornar uma pessoa mais organizada

designs avulsos (1)

E se você pudesse ter uma rotina muito mais leve e prática? Sua vida mudaria de alguma forma? Uma pesquisa feita em 2008 pela NAPO (Associação Nacional de Organizadores Profissionais) com 400 adultos, revelou que 71% das pessoas acredita que com mais organização sua vida pode melhorar exponencialmente. 

Bom, na verdade não é preciso ir muito longe para perceber que a organização transforma, já que ela otimiza tempo, melhora a autoestima, traz equilíbrio entre o trabalho, vida pessoal e familiar, auxilia na realização pessoal uma vez que deixa objetivos e planejamentos mais claros e, principalmente, faz da pessoa a protagonista da própria vida. Basta se observar.

Porém, não podemos negar: tornar-se uma pessoa organizada não acontece do dia pra noite e pode ser bastante desafiador, já que vai muito além da mudança de atitudes. Trata-se de uma mudança de mentalidade

Por isso separei 7 atitudes que, ao se tornarem hábitos, te levarão a uma vida mais organizada. Mas atenção: será necessário muito comprometimento e determinação!

São elas:

  1. Ter em sua casa um lugar para cada coisa.
  2. Após o uso, devolver sempre cada objeto para sua “casinha” .
  3. Anotar suas tarefas e lembretes, por mais bobos que possam parecer.
  4. Não acumular papéis.
  5. Não deixar nada para depois (é hora de dar tchau a procrastinação!).
  6. Traçar prazos e objetivos claros.
  7. Ter olhar clínico e manter apenas as coisas necessárias.

A minha sugestão final é de que antes de querer que a organização faça parte da sua casa “para ontem”, faça uma “faxina” mental e organize primeiro seus pensamentos, crenças e hábitos. Você pode começar pela regra dos 5 minutos*, por exemplo, e assim vai perceber que aos poucos as coisas passarão a melhorar muito e isso te dará um gás para conquistar novos passos! 

Lembre-se de onde quer chegar, pois organizar é possível e essa conquista refletirá no seu lar, na sua rotina e no seu trabalho, te trazendo muito mais qualidade de vida!

* Regra dos 5 minutos: se uma coisa demora menos de 5 minutos para ser realizada, faça já, pois assim não ficará sobrecarregado ao final do dia.

Você topa o (auto) desafio? 🙂

Gisela Wittmann

Gisela Wittmann

Olá, meu nome é Gisela Wittmann, digo que sou meio paulista e meio mineira, pois nasci no estado de São Paulo, mas já moro em Belo Horizonte há 30 anos.
Sou casada e mãe de um casal.
Arquiteta e desde 2016 personal organizer, vivencio e acredito que os benefícios da organização melhoram relações pessoais, profissionais, de espaço e tempo e por isso o lema da minha empresa é “Organizar transforma e você merece!”

Deixe um comentário