Organização de Louceiro

Receber com tudo anteriormente organizado, faz toda a diferença!

E além de prático, fica lindo de se ver!

A primeira coisa que vale a pena observar antes de colocar a mão na massa é se o espaço que temos disponível consegue armazenar tudo o que é necessário com segurança e praticidade, ou se pequenas intervenções são necessárias. Em 90% dos casos estas intervenções são pontuais, fáceis de executar, ou são resolvidas com produtos organizadores e geram uma incrível facilidade de manuseio e visualização imediata das peças.

Com o local adequado, o segundo passo é categorizar os itens, quer dizer, separá-los por famílias. Por exemplo, taças com taças, talheres com talheres, louça com louça, prata com prata e assim por diante.

Depois é hora de setorizar cada uma destas famílias e deixar de fácil acesso os itens utilizados mais frequentemente e observar a forma mais apropriada para a sua disposição, conservação e facilidade de manuseio. 

Algumas dicas e ideias:

  • Se as prateleiras onde colocará suas taças tem um vão muito alto entre elas, vale a pena colocar nova prateleira neste vão. Você consegue separar melhor os diferentes jogos e aproveita o espaço desperdiçado anteriormente.
  • Já as prateleiras que receberão a louçaria, podem ser otimizadas com aramados organizadores que possibilitam o não empilhamento de muitas peças, evitando lascas e outros acidentes. Existem porta xícaras, onde as mesmas ficam penduradas e seus pires em baixo, prateleiras retangulares e de canto, para separar os diversos tipos de pratos e cada um ter seu acesso individualizado sem depender de tirar outros de cima, e porta travessas que também individualizam o acesso da cada uma. A outra opção também poderia ser a prateleira ou meia prateleira (menor que a profundidade da existente).
  • Já prateleiras que receberão vasos e candelabros precisam ter este vão alto.
  • Para bandejas e tábuas, ter nichos na vertical e dispô-las também na vertical, facilita demais na hora de pegar uma delas, além de otimizar espaço.
  • Para jogos americanos, guardanapos e sousplats de tecido, o ideal é protegê-los em envelopes apropriados com visor e identificar a quantidade de cada jogo para facilitar a hora da escolha. Para os mais volumosos, o pack cumpre a mesma função, porém tem altura maior.
  • Para quem tem espaço, outra opção para os variados itens de tecido é pendurá-los em cabides em um varão.
  • Para porta guardanapos, usamos organizadores de gaveta que individualizam cada jogo. Na falta de gavetas os mesmos podem ser colocados dentro de caixas organizadoras identificadas.
  • E para os talheres, uma gaveta com divisões adequadas para a quantidade de cada item é o ideal. Outra opção é acomodá-los em porta talheres de feltro identificados.

E aí, quando você abrir seu espaço, vai ter aquela sensação de leveza e bem-estar!

“Organizar transforma e você merece! ”

Categorias
Gisela Wittmann

Gisela Wittmann

Olá, meu nome é Gisela Wittmann, digo que sou meio paulista e meio mineira, pois nasci no estado de São Paulo, mas já moro em Belo Horizonte há 30 anos.
Sou casada e mãe de um casal.
Arquiteta e desde 2016 personal organizer, vivencio e acredito que os benefícios da organização melhoram relações pessoais, profissionais, de espaço e tempo e por isso o lema da minha empresa é “Organizar transforma e você merece!”

Casa

7 erros que fazem a sua casa parecer mais bagunçada!

Está tentando manter sua casa organizada, mas nunca dá certo? Isso é porque existem alguns erros de organização que podem fazer com que sua casa pareça bagunçada. Nesse post, separei 7 hábitos que podem estar colaborando para deixar seus ambientes confusos e bagunçados.

Leia mais

Deixe um comentário