Como organizar sua estante de livros

Fotografia: @cristinasaraivafotografia

Muitas pessoas estão aproveitando a quarentena para fazer pratos novos, ou assistir aquelas séries que ainda não haviam conseguido. E vejo que os amantes da leitura estão lendo mais e buscando indicações de novos títulos. Mas se você os acumula de forma desordenada, está na hora de organizar tudo isso, não é mesmo? Por isso, hoje vamos te dar uma mãozinha na organização de livros. 

Como toda e qualquer organização que se preze, o primeiro passo é o descarte daquilo que não nos serve ou não vamos mais usar, certo? Para os livros não é diferente. Então, vamos lá!

Tire tudo da estante e você já começará a ver livros que nunca mais havia visto e que sente saudades, outros que não dá a mínima importância e que nem lembrava de ter adquirido. 

Separe o que vai permanecer e o que vai ser retirado para venda ou doação. Pense que guardamos aqueles livros que vamos consultar com frequência, que pretendemos ler de novo ou ainda alguns que tenham um valor sentimental grande. Os demais, depois de lidos podem ir embora, pois farão a felicidade de outras pessoas e deixarão espaço para novas oportunidades de leitura. Você também pode escolher fazer a pilha dos “indecisos”.

Para os que ficam, o ideal é serem guardados em locais secos e arejados evitando aparecimento de mofo e sempre limpos para se prevenir das traças. O local também deve estar protegido da exposição solar para que não entortem ou desbotem.

*Dica caseira: disponha na estante vários saquinhos de filó ou organza com cravos da índia. As traças não suportam o cheiro. 

Os livros devem ser SEMPRE organizados em pé, escorados pela lateral da estante, por aparador de livros ou outros livros deitados, caso não completem a largura total da prateleira. 

Mas por que em pé? Porque é a melhor posição para a conservação do livro, já que na horizontal um livro faz peso sobre o outro e pode deixar marcas. Além disso, a retirada é muito mais direta, e você não precisa levantar outros para pegar o que está embaixo.   

Bem, agora chegou a hora de organizá-los. 

MAS COMO DEFINIR UM CRITÉRIO PARA ORDENAR SEUS TÍTULOS E ENCONTRÁ-LOS FACILMENTE?

Existem diversas maneiras para organizar os seus livros. Eles podem ser organizados por assunto, ordem alfabética, tamanho, cor, etc. Para conseguir uma organização que funcione bem para você, é preciso entender como costuma buscar os seus livros.

Então, veja:  

  • Por assunto: o tema de cada livro é o responsável pela disposição. Você reúne em um só lugar vários livros de uma mesma categoria, como “direito”, “história”, “psicologia”, “romance” e outros, subdividindo-os por autor e ordem alfabética. É o utilizado em bibliotecas e livrarias.
  • Por ordem alfabética: do livro ou do autor, é uma solução fácil de executar, mas você precisa ter certeza do nome do livro ou do autor para que sua busca seja ágil.
  • Por autores e séries: Esta categorização é indicada para quem tem o costume de colecionar vários títulos de um mesmo autor ou série. Com ela, a busca é mais eficaz, pois todos os títulos ligados ao autor ou tema são reunidos em um só lugar. A subcategoria pode ser ordem alfabética, cor ou tamanho.
  • Por cores e tamanhos: as duas formas priorizam o visual da estante que fica ótimo, mas como os títulos estão encaixados de maneira aleatória, pode dificultar a localização de um livro específico. Se adequam aqueles leitores que memorizam facilmente os livros pelo tamanho e cor.

Escolhida a forma de busca que faz mais sentido e é mais imediata para você, vamos ver como setorizá-los na estante:

Livros com valor afetivo, mas que não são manuseados com constância, vão para a parte mais alta da estante.  Assim, ficam suficientemente a vista para que você não os esqueça, e não interferem quando quiser um livro de consulta mais constante. É o caso de clássicos, livros de temas muito específicos ou apenas para consultas esporádicas. 

– Logo abaixo, em uma prateleira alta o bastante para escapar dos animaizinhos, arte de crianças ou um respingo de café, sugiro que venham os “queridinhos”, que são aqueles livros pelos quais temos um apreço especial;

– Na altura dos olhos e das mãos, o ideal é que venham os livros que você mais consulta. Livros de uso profissional, dicionários, guias, manuais, gramáticas, entre outros; 

– Embaixo desses, que tal armazenar a “lista de espera”? Todos aqueles livros que ainda não leu e pretende ler. Dessa forma, você ficará ciente de quantas obras tem para ler antes de comprar novas;     

– Na prateleira mais baixa, os livros da pilha dos “indecisos”, lembra? Determine um tempo para se decidir e se neste tempo você não mexer neles, desapegue e dê espaço para novas oportunidades.

A organização só é eficiente quando se preza pela particularidade do indivíduo que utiliza o espaço, quando cada coisa tem seu lugar específico e se tudo fica visível e de busca rápida para cada um! 

E aí, qual é a melhor forma de organizar os livros para você?

Se tiver alguma dúvida, ou precisar de mais ajuda para organizar, entre em contato comigo. E fique ligada, e acompanhe mais dicas de organização através das minhas redes sociais: 

Instagram: @gisela.personalorganizer

Youtube: www.youtube.com/giselawittmannpersonalorganizer 

Facebook: https://www.facebook.com/giselawlpo

Afinal, organizar transforma e você merece!!

Categorias
Gisela Wittmann

Gisela Wittmann

Olá, meu nome é Gisela Wittmann, digo que sou meio paulista e meio mineira, pois nasci no estado de São Paulo, mas já moro em Belo Horizonte há 30 anos.
Sou casada e mãe de um casal.
Arquiteta e desde 2016 personal organizer, vivencio e acredito que os benefícios da organização melhoram relações pessoais, profissionais, de espaço e tempo e por isso o lema da minha empresa é “Organizar transforma e você merece!”

Deixe um comentário